segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Priscila Ribeiro - Porto, Portugal

Visita ás caves de vinho em Vila Nova de Gaia
Olá! (:
Eu sou a Priscila, tenho 22 anos, estava cursando o 6º período de Nutrição na UNIRIO antes de vir para Portugal. Fui selecionada pelo Ciências sem Fronteiras para estudar Ciências da Nutrição na Universidade Católica Portuguesa (UCP), no Porto durante 10 meses.
Cheguei em terras lusitanas no início de setembro, com muitas expectativas, ansiedade e nervosismo. Já tinha acertado o lugar que eu iria ficar lá do Brasil mesmo, só faltava assinar o contrato. Porém, o primeiro "choque" que eu tive aconteceu nesse momento. A diretora da residência universitária que eu iria ficar disse que eu teria que morar lá durante os 10 meses, nãoo poderia sair antes, senão ia perder o meu dinheiro. Discutimos, não entendi o motivo disso, já que não tinha assinado nada ainda, mas ela foi irredutível. Agora, vocês imaginem, eu tinha acabado de sair de um voo de quase 10 horas, estava morta de cansaço, completamente perdida no tempo porque estava com fuso horário de 4 horas, doida pra conhecer o lugar que eu iria ficar, e ser tratada assim. A sorte é que uma família de amigos muito queridos tinha ido me buscar no aeroporto, estavam comigo nesse momento, me ajudaram a "discutir" com a mulher e falaram que eu poderia ficar na casa deles até encontrar um lugar. Perdi o dinheiro (que era muito!) que eu tinha enviado para reservar o quarto, mas pelo menos não ia ter que olhar mais pra cara daquela pessoa. Após uma semana, eu vim morar com meninas da UNIRIO, de nutrição, que vieram pra cá fazer mobilidade. Foi muita sorte e muita coincidência! Estamos nos dando muito bem até hoje, tivemos uns problemas no início, mas agora já está tudo resolvido.
Quanto à Universidade, a UCP é considerada a PUC daqui. A estrutura é fantástica, os laboratórios e salas de aulas são muito bem equipados e eles são muito reconhecidos na área de Biotecnologia. Algo que achei muito legal foi que eles organizaram, junto com alunos voluntariados, várias atividades para conhecermos a cidade e as pessoas, como fazer um passeio de barco no Rio D'Ouro, visitar as caves de vinho, coquetel, jantar, etc. Nessa parte, o apoio deles foi incrível, eles estavam sempre a nos ajudar e a perguntar como estava a nossa adaptação, se estávamos gostando e ainda ofereceram apoio psicológico. O pessoal é muito "fixe" (algo como 'legal' aqui em Portugal)!

Mas na área de Nutrição, devo dizer que fiquei um pouco desapontada. Em Portugal, essa profissão só existe há pouco tempo, eles não têm muito conhecimento e o exemplo deles é o Brasil. Eles amam o nosso país. Não sei se isso acontece em outros cursos, mas a metodologia de ensino eu achei um pouco fraca. No Brasil, estava acostumada a passar o dia na faculdade, com aulas com mais de 4h de duração, e aqui têm disciplinas que a carga horária é de 2h/semana com pouco conteúdo, algumas aulas práticas não são práticas, são dentro de sala de aula. Mas, tudo bem, o que vale é a experiência, e até isso foi bom para abrir os olhos de muita gente que fala mal do nosso país, mas que aqui conseguiu perceber que até um país desenvolvido da Europa ainda está atrás do nosso em alguns aspectos.
A cidade do Porto é a coisa mais linda (claro que não se compara ao nosso amado Rio de Janeiro). Tem aquele ar histórico, muitas igrejas, praças, monumentos, é pequena, mas tem o seu charme. O clima daqui é que não é o dos mais agradáveis. Venta o tempo inteiro, e chove quase todos os dias. Em dias de sol, a temperatura já chegou aos 2ºC, mas com chuva, a temperatura aumenta. Vai entender... Tem que estar sempre preparado.
Aqui tem muuuuito brasileiro, a maioria é do CsF, de vários cursos, então nós sempre nos juntamos em alguma festa, barzinho ou café. 
Cais da Ribeira


Como vocês podem perceber, eu gosto de escrever muito e ainda tenho muitas histórias pra contar! Aos poucos eu irei relatando todas as minhas experiências e curiosidades daqui. Qualquer dúvidas, sugestões, elogios e reclamações, podem comentar ou me mandar pelo facebook: http://www.facebook.com/priscila.ribeiro.3388
Abraços a todos e saudades, Brasil!

Um comentário:

  1. Thuane Amaral21/12/2012, 16:37

    lindaaaaa!!!!! tenhi certeza q essa experiência esta sendo fantastica..bjos saudades,fica com Deus

    ResponderExcluir