quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Julia Niemeyer - Rennes, França



Ola a tod@s,

Meu nome é Julia de Niemeyer Caldas e eu sou aluna de Bacharelado em Ciências Biologicas e estou em Rennes, França, estudando o Master 1 em Ecologia.
Minha experiência aqui esta melhorando a cada dia. Os primeiros meses foram dificeis em termos de adaptação, os europeus são muito frios e não dão muita abertura pra que a gente se aproxime (completamente diferente dos brasileiros), mas com o tempo eles vão te dando uma brecha e agora esta tudo indo melhor. Aqui eu também encontrei muitos brasileiros (do CSF ou não) e a gente formou um grupo bem legal, organizamos amigo oculto de natal, viagens em grupo e tudo o mais. Todas as terças feiras um grupo toca em um bar chamado Buteco, um bar brasileiro, então podemos matar as saudades e aquecer um pouco a alma com a cultura brasileira.
 Praça St Anne

Falando sobre a faculdade em si, eu tive alguns problemas no começo. Fui enviada para cursar a Licence 3 em Biologia dos Organismos (aqui a graduação tem apenas 3 anos, então eu estaria no ultimo ano), mas como eu estou no quarto ano de estudos no Brasil, eu achei o curso um pouco desinteressante para mim e, por isso, pedi minha transferência para fazer o Master (que seria o Mestrado da França, mas que não coincide com o mestrado do Brasil, seria o quarto ano de graduação, mas muito mais puxado). Enfim, depois de muita "briga" na faculdade para provar que eu era capaz de cursar o mestrado, eles me deixaram mudar e nele estou. Tenho que admitir que é um pouco cansativo, o mestrado é basicamente um curso técnico para formar pesquisadores biologos, então vemos muita estatistica (pavor!!). Mas ao mesmo tempo é muito legal e eu sinto que estou crescendo muito com a minha escolha. Estou tendo contato com logiciais e programas de computador para rodar testes estatisticos (Logicial R), para fazer modelisação (Stella), sistema de informação geografica (ArcGis), entre outros. Sinto que vou voltar ao Brasil com uma carga muito superior aos demais alunos, mesmo de outras faculdades.
 Faculdade de Beaulieu
Por ter escolhido o Master, é obrigatorio que eu faça um estagio e uma apresentação oral no fim do curso, ou seja, vou apresentar uma "mini-monografia" aqui também, o que me vai com certeza me ajudar muito pra quando eu voltar para o Brasil.

Quanto à Bretanha (região onde fica Rennes), é uma região chuvosa e fria. A gente brinca dizendo que aqui faz sol varias vezes por dia! O calor e o sol do Rio fazem muita falta, mas a saudade faz parte.
Sito muito pela falta de informação, mas estou estudando para as provas (que são todas juntas em uma so semana) e também pela falta de acentos, estou num computador com teclado francês.

Qualquer duvida estou à disposição.
Abraços,

Julia Niemeyer

2 comentários:

  1. Olá Juliana,
    Meu nome é Vanessa e estou indo pra Rennes em agosto estudar na Esc Rennes School Business, em uma parceria com a UFRJ.
    Eu estou cheia de dúvidas sobre como enviar dinheiro, o contrato de aluguel do apartamento e outras coisas.
    Você poderia entrar em contato comigo? vanealves83@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Julia. Gostei muito do seu relato nesse post. Também sou bolsista do ciência sem fronteira e escolhi Rennes como uma das opções. Mas ainda não obtive a resposta sobre a alocação e a previsão para minha ida é final de JUlho. Gostaria de saber se você poderia me dar algumas dicas sobre moradia, passagens e seguro saúde. Apesar de não saber ainda aonde serei alocado, estou coletando o maior número de informações possíveis sobre os locais que eu escolhi. Desde já agradeço a ajuda. Meu email é j_ricardo79@yahoo.com.br.

    ResponderExcluir