quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Gabriel Buzak - Lisboa


Olá, meu nome é Gabriel Buzak, estudante de Biomedicina e estou pelo CSF em Lisboa estudando na Universidade de Lisboa e fazendo o curso de Farmácia (era o mais próximo de Biomedicina).

Com relação à Universidade, podemos destacar: a estrutura é fantástica, milhões de laboratórios e um para cada disciplina; tem quatro refeitórios com boa variedade de comida no almoço e por apenas 2,40 euros; há um centro desportivo com campo de futebol, atletismo, quadras de futsal e tênis e uma academia a baixo custo para o estudante; As aulas são curtas (nunca duram mais que 1h e 30min) e grande parte da carga horária é destinada ao estudo por conta do estudante (em casa, na biblioteca); os professores são muito bem preparados para as aulas; as turmas tem cerca de 300 alunos; Os professores tem sites e a Universidade tem uma intranet (VPN) que podemos acessar conteúdos das aulas e termos maior acesso a artigos científicos no pubmed, por exemplo; os alunos disponibilizam material via Dropbox de forma organizada, e isso so é possível pois todos tem email da própria universidade, o que faz com que se obtenha muito mais espaço de armazenamento no programa. Como ponto negativo cito a dificuldade de relacionamento que tive com a turma de virologia. Precisava de um grupo para fazer trabalho e ninguém se disponibilizava a me ajudar, mesmo ainda tendo vaga em seus grupos, e mesmo eu pedindo ajuda publicamente no grupo da turma no Facebook por várias vezes. Apenas quando procurei o professor consegui ter minha situação resolvida. Algo impensável de acontecer na Biomedicina da Unirio com os alunos vindos de fora.

Com relação ao país, vejo pontos positivos e negativos. Aqui lembra muito o Rio, a cidade é antiga e nos sentimentos sempre no Centro ou São Cristóvão, isso sem contar a língua sendo a mesma (apesar de não ser tão fácil de entender). Além disso, aqui tem muitos brasileiros e lojas brasileiras, vende feijão, chimarrão e tudo mais o que se encontra nos mercados brasileiros. Há vários restaurantes brasileiros a baixo preço também, e podemos comer nosso bom e saudoso feijão. O clima vem sendo bem agradável no Outono (cerca de 10° C) e era muito quente no verão (peguei 38° e praia!!). Quando estamos aqui na Europa, podemos ver que o povo brasileiro sempre é mais hospitaleiros que eles, que são frios, distantes e grosseiros (generalizando, claro). O transporte público é muito bom: é uma cidade com 10x menos população que o Rio e possui 4 linhas de metrô, trem, ônibus...o transporte cobre toda a cidade. O custo de vida é muito mais baixo em comparação ao Brasil, especialmente comparando ao Rio, que é uma cidade caríssima. Até banana aqui é mais barato que no nosso país.

E enfim, além de vir para estudar, venho para adquirir cultura, conhecer outros povos e lugares. Por isso viajarei o máximo possível. Já estive no sul de Portugal, Paris, irei semana que vem para a Inglaterra e pretendo ainda ir à Itália, Alemanha, Suíça, Espanha, Holanda e Bélgica, claro que sem prejudicar meu desempenho acadêmico. É muito legal poder conhecer locais e culturas diferentes e garanto a vocês, isso só me fez valorizar ainda mais nosso modo de viver e agir. Escrevo um pouco sobre minhas viagens no meu blog pessoal http://gajobriel.blogspot.com.br/ ...

É isso pessoal, essa é minha contribuição para o blog. Saudações a todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário