terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Bianca de Melo - Illinois Institute of Technology

Foto tirada do 95° andar do John Hancock Center
Olá a todos! Me chamo Bianca e havia concluído o sexto período de Sistemas de Informação na UNIRIO antes de vir para os Estados Unidos. Fui selecionada para estudar no Illinois Institute of Technology, que fica em Chicago - a terceira cidade mais populosa dos EUA.

A Universidade em que estudo aqui tem muitos alunos internacionais - principalmente chineses, coreanos e indianos, mas há gente de vários lugares do mundo. Considero isso muto bacana, pois além de ter contato com a cultura dos EUA, também conheço pessoas de vários lugares diferentes e tenho a chance de aprender um pouco mais suas respectivas culturas. É uma troca muito interessante.

A adaptação foi muito tranquila, acho que justamente por estar em um campus tão internacional as pessoas compreendem a importância de fazer os recém-chegados se sentirem bem-vindos e confortáveis. No começo, tive dificuldade de me adaptar com a comida. Ainda sinto muita falta de feijão, farofa e guaraná, e apesar de a comida aqui ser bem apimentada, fica mais fácil depois que você aprende a separar a pimenta. Dica preciosa para futuros intercambistas: se a comida está muito apimentada, beba um pouco de leite para amenizar. É a bebida mais eficaz para aliviar a "sensação dragão" causada por comida muito apimentada.

Skyline de Chicago. Foto tirada do telhado do meu dormitório. Esse prédio mais próximo é o McCormick Tribune Campus Center.
A única coisa com a qual ainda não me acostumei - e certamente não me acostumarei tão cedo - é o clima: Chicago é uma cidade de clima bem seco, e venta bastante por aqui. No verão, esse vento é uma maravilha. No inverno, o mesmo vento faz com que o frio seja mais frio ainda. As estações são bem definidas: no final de setembro as folhas já começaram a cair e no comecinho de outubro a temperatura já havia caído bastante, e tem se mantido constante até agora. Só caiu neve uma vez até agora, e foi bem pouco.

Meu primeiro semestre aqui acabou semana passada, e foi uma experiência bem diferente da do Brasil. A carga horária das aulas aqui é menor - são 2h30 de aula por semana contra as 4h do Brasil -, mas é fortemente recomendado que os alunos não peguem mais do que seis disciplinas. Eu, por exemplo, cursei quatro e o semestre foi bem puxado: muitos trabalhos, atividades e leituras. As aulas focam no conteúdo mais crítico e em dúvidas, e você estuda mesmo por conta própria, seguindo as diretrizes dos professores.

Apesar de ter pouco tempo livre por causa dos estudos, conheci vários pontos turísticos da cidade. Ainda tem alguns faltando, mas pretendo visitá-los em breve. Já visitei o Millennium Park, o zoológico do Lincoln Park, o John Hancock Center (que tem um observatório no 94° andar) e o Navy Pier, entre outros lugares. O centro de Chicago (também conhecido como Loop) também é um lugar lindo para quem gosta de grandes centros. Aqui as linhas de trem se misturam bastante com a paisagem urbana, é algo muito bonito de se ver.

Em breve postarei mais sobre a cidade e sobre a experiência no intercâmbio até o momento. Nesse meio-tempo, sintam-se livres para me adicionar no Facebook ou deixar comentários com dúvidas e curiosidades sobre a cidade e detalhes do programa. Até!

2 comentários:

  1. Ei Bianca, você está linda! Estou muito feliz por você estar passando por esta experiência tão boa. Sucesso! Aline (UNIRIO).

    ResponderExcluir