terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Bernardo Cardoso - Universidade de Coimbra


Olá, sou Bernardo Cardoso, estava no quinto período do curso Ciências Ambientais na Unirio quando fui aceito para o programa Ciência sem Fronteiras, em Coimbra, Portugal. Aqui puxei matérias de um mestrado em Energia para a Sustentabilidade, ofertadas pelo departamento de Engenharia Mecânica. 



Bom, cheguei aqui no dia 2 de setembro (vão fazer 3 meses), e não tive qualquer problema com a adaptação. Logo que os alunos em mobilidade chegam devem resolver uma série de questões burocráticas, mas são tantos brasileiros vindo neste momento, que é impossível ter problemas, é só seguir a galera que dá tudo certo!

As aulas só começaram 15 dias depois da minha chegada, tempo de ir na universidade decidir quais matérias seriam cursadas, encontrar uma moradia e claro: conhecer a cidade. A adaptação aqui é muito rápida, logo que cheguei conheci vários brasileiros, tentei me enturmar, enquanto isso o povo português é muito receptivo e normalmente simpático. A comida daqui é muito boa, e pelo menos em Coimbra, é também barata. Descobri que em vários lugares passavam o Campeonato Brasileiro (pude ver o Fluminense se sagrar tetracampeão!), e pra quem gosta também tem novelas brasileiras nos canais portugueses.

A grande surpresa que eu tive ao me matricular nas cadeiras que escolhi, foi que as aulas seriam ministradas em inglês, são poucos os cursos nesta situação, no meu caso não tive problemas com este detalhe, pois falo bem inglês, mas é bom ficar atento ao escolher as disciplinas em Portugal.

A Universidade de Coimbra é muito organizada, e as minhas aulas estão em um nível bastante alto, eu escolhi matérias de uma área de interesse que não são ofertadas pela Unirio, para acrescentar meu currículo, mas há pessoas que escolhem matérias que podem ser aproveitadas na grade do brasil e acabam não “perdendo” um ano da faculdade. Quanto a cidade, também é muito organizada e muito segura. É uma cidade pequena com 130 mil habitantes, sendo destes 30 mil estudantes, e destes 2700 brasileiros, apesar do pequeno tamanho tem bastante opções de entretenimento, e muitas coisas pra fazer. 

                Tenho aproveitado os finais de semana e os dias livres pra passear, e tem aqui na cidade um grupo voltado para os alunos em mobilidade justamente para organizar pequenas excursões por Portugal e também por países próximos.

Bom, por enquanto estou gostando muito da experiência, sei que ainda faltam pelo menos 7 meses de estudos em mobilidade, mas está sendo muito proveitoso estar por aqui. O que mais pesa pra jovens como nós, que muitas vezes ainda moram com os pais, é a saudade, mas já tem tanta tecnologia (facebooks, skypes e afins) que é muito tranquilo superar. Caso tenham alguma duvida me contatem por email ou facebook !

Nenhum comentário:

Postar um comentário